Telefone Corrosão & Cia (27) 99835-3378
Menu

Inspeções

LP/PM - Líquido penetrante e Particulas magnéticas
Líquido penetrante:
O método consiste em fazer penetrar na abertura da descontinuidade um líquido. Após a remoção do excesso de líquido da superfície, faz-se sair da descontinuidade desenhada sobre a superfície.

Partículas magnéticas:
O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. Pode ser aplicado tanto em peças acabadas quanto semi-acabadas e durante as etapas de fabricação. O processo consiste em submeter a peça, ou parte desta, a um campo magnético.

Na região magnetizada da peça, as descontinuidades existentes, ou seja a falta de continuidade das propriedades magnéticas do material, irão causar um campo de fuga do fluxo magnético. Com a aplicação das partículas ferromagnéticas, ocorrerá a aglomeração destas nos campos de fuga, uma vez que serão por eles atraídas devido ao surgimento de pólos magnéticos. A aglomeração indicará o contorno do campo de fuga, fornecendo a visualização do formato e da extensão da extensão da descontinuidade.
Pintura Industrial NI e NII
Conceito de pintura industrial
São pinturas realizadas pela interposição de uma película de tinta capaz de formar uma película sólida após a secagem ou cura, com espessuras inferiores a 1 mm. Podem ser aplicados em instalações industriais e portuárias, embarcações e estruturas metálicas diversas. Atuam como barreira entre o meio corrosivo e o substrato metálico que se quer proteger. No que diz respeito a desempenho e custo, a pintura é o método de controle de corrosão praticamente absoluto para estruturas aéreas, sendo também empregado com excelentes resultados em estruturas submersas (casco de embarcações) e ainda em alguns situações para estruturas enterradas.

Profissional Nível I
Atua diretamente na obra ou em fábrica executando o controle e acompanhamento do processo de pintura, na preparação, durante o processo e após à finalização fazendo a medição e controle da qualidade, baseado nos parâmetros estabelecidos nas normas e instruções de execução e inspeção de pintura.

Profissional Nível II
Além das atribuições do Inspetor Nível I, é o responsável pela elaboração das instruções, pelos procedimentos do processo de pintura, pela qualificação para o procedimento e do pessoal responsável.
Soldagem NI e NII
Consiste nos conhecimentos teóricos e práticos quanto ao manuseio de documentos técnicos, aplicação do procedimento de soldagem, acompanhamento de soldadores em tarefas diárias ou na confecção de corpos-de-prova para a qualificação de procedimento de soldagem, bem como, as demais atribuições descritas nas normas da ABNT/NBR.

Profissional Nível I
Atua na atribuição principal que é o acompanhamento de soldagem conforme especificado acima.

Profissional Nível II
Atua mais na elaboração e emissão de documentação referente a soldagem como EPS's, RQPS's e RQS's, estes profissionais poderam atuar em qualquer segmento industrial que faça uso de processos de soldagem em diversas áreas, dentre elas: Petroquímica, Papel e Celulose, Metalúrgica, Eletromecânica, Naval, e Energia.